quinta-feira, 5 de maio de 2011

Termos de mídia


1) Audiência:
É o percentual sobre o universo de domicílios (domiciliar) e/ou pessoas (individual) atingidas por um veículo publicitário em um determinado mercado.

2) Universo:
É o total de domicílios e/ ou pessoas representadas por pesquisa dentro de um determinado mercado consumidor.
Universo pesquisado pelo IBOPE: pessoas de ambos os sexos, com idade acima de 10 anos em dez regiões metropolitanas (principais capitais).

3) Qualificação ou perfil da audiência:
É a composição da audiência atingida por um veículo publicitário, separada por: sexo, faixa etária, classe sócio econômica, nível de instrução, nível de ocupação, presença de filhos ou não.

4) Índice de afinidade:
É um coeficiente que compara a audiência do programa na população com a audiência no segmento de público que deverá ser atingido.

5) Participação de audiência:
É a parte que cada emissora detém no total de aparelhos ligados durante um determinado período de tempo.

6) Alcance/cobertura/reach:
Número de domicílios e/ou pessoas atingidas por uma determinada programação pelo menos uma vez, dentro de um determinado período de tempo. Normalmente é expresso em percentagem.

7) Frequência média de exposição:
Número médio de vezes em que um domícilio e/ou pessoa é exposta à mensagem publicitária em um determinado período de tempo.

8) GRP - Gross Rating Point:
É a somatória de todas as audiências domiciliares alcançadas por uma determinada campanha publicitária veiculada em televisão. O resultado desta somatória é igual à multiplicação do Alcance pela Freqüência Média de Exposição.

9) TRP - Target Rating Point: (audiência líquida no target)
Para calcular o TRP são utilizadas as mesmas fórmulas para o GRP. A diferença é que o TRP é calculado com base nas audiências individuais (público específico) e não domiciliar e pode ser aplicado em outros meios de comunicação.

10) Distribuição da frequência:
É a divisão da cobertura de acordo com o número de vezes que cada grupo de domicílios ou de pessoas ficaram expostas à campanha veiculada.

11) Número de impactos:
É o total de GRP ou TRP em números absolutos. Por exemplo: Se programarmos 05 inserções em um programa ou qualquer outro veículo publicitário que atinge 1 milhão de pessoas, dizemos que foram atingidos 5 milhões de impactos.

12) Índice de penetração:
Refere-se ao que as pessoas estão acostumadas a assistir/ouvir/ler/ver (hábito). Diferencia-se de índice de audiência porque se refere ao que as pessoas declaram ter assistido, ouvido ou lido dentro de um determinado período de tempo.