sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A publicidade e o apelo à sustentabilidade

Diante de todas as informações que temos e recebemos a toda hora e em todas as mídias, devemos reconhecer que as iniciativas para se falar e colocar em prática o desenvolvimento sustentável são inúmeras.
Alguns exemplos e iniciativas de como vem sendo trabalhado este apelo são: um encarte de uma grande editora, dando a importância das florestas em suas publicações; a propaganda de um banco, incentivando os correntistas a optar por não imprimir seus extratos; e um programa de uma empresa de cosméticos, orientando seus clientes a depositar em suas lojas as embalagens vazias de seus produtos, praticando a logística reversa.
Cada uma destas e de outras empresas, vem passando a informação sobre uma maneira mais ecológica de o consumidor relacionar-se com o produto, evitando desperdícios.
Esse posicionamento não se trata de afirmar a publicidade da empresa, mas sim a publicidade para a sustentabilidade, induzindo a partir das informações e atitudes ecológicas. Cases como os citados acima demonstram que o meio publicitário sabe e tem condições de contribuir fortemente para a divulgação de ideias e informações sustentáveis.

(Resumo do texto “A propaganda e o Verde”, postado pela advogada Tônia Horbatiuk Dutra no site Acontecendo Aqui. Para ler o texto completo, acesse o link: http://www.acontecendoaqui.com.br/posts/a-propaganda-e-o-verde)