quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Case Novo Uno. Como fazer uma marca de sucesso.

O sucesso do novo Uno, automóvel da Fiat, pode ser medido também através do trabalho e do planejamento de marketing que ele demandou.

Este automóvel, que tem como objetivo final apoiar a Fiat a ser a número 1 do mercado brasileiro, foi fruto de intenso trabalho de marketing, planejamento e estratégia da Fiat e merece, como projeto, todo meu respeito.

Apenas para se ter uma idéia de alguns números, dê uma olhada nos itens abaixo:

Tempo de Projeto: 3 anos
Investimento: USD 600 milhões
Equipe: 600 profissionais
Quantidade de Protótipos: 400
Especificações técnicas: 1.000
Tempo gasto em cálculos: 200 mil horas
Quilômetros percorridos em teste: 6,5 milhões
Quantidade de veículos teste: 400
Opções de Personalização: 11,5 MILHÕES de combinações.


Uma das inovações no projeto foi construir o modelo ideal do carro em conjunto com seus potenciais compradores, preferencialmente jovens adultos, antes que os protótipos estavam desenvolvidos. Durante esta fase e acompanhada da mais alta tecnologia gráfica, eles anotavam os comentários e montavam o carro ideal do entrevistado, como se fosse um “retrato falado” do carro. Somente nesta etapa a empresa investiu 3 meses de pesquisas. De todas as idéias levantadas, chegou-se à conclusão que o conceito visual externo seria o quadrado com cantos curvos, tornando-se o DNA visual do carro. Já internamente as formas seriam arredondadas, modernas e jovens.

No quesito comunicação a FIAT também inovou. Além de uma campanha publicitária maravilhosamente colorida e com uma trilha sonora super afinada com o produto, a campanha comunica com maestria os maiores atributos do carro, que é a alegria e o jovialidade. Porém duas outras estratégias de comunicação, com fogo no público também jovem, podem ser destacadas:
a) Twitter: o interessado poderia simular, via Twitter, a cor de seu novo Uno e receber, também via Twitter, a imagem de seu carro com a cor favorita.
b) Formspring: mais de 3.000 internautas mandaram perguntas para saber sobre o novo carro antes do lançamento para os jornalistas, e todas as perguntas foram respondidas, reforçando a transparência para o público.

Resultados 12.000 unidades vendidas em junho (20% acima da meta da empresa que era 10.000). Até o fechamento deste artigo não haviam sido publicados os números de julho, porém a expectativa da empresa é de 15.000 unidades.

O carro foi lançado em maio e o que podemos dizer é que desta fez a FIAT fez um baita lançamento, talvez um dos melhores desta década.

Inspire-se neste modelo de trabalho e, obviamente, adaptando às proporções de seu negócio, esteja aberto aos comentários de seus clientes. Eles sabem o que eles querem comprar.